Transformar a prática avaliativa do aluno com NEE em uma prática de aprendizagem deve ser o objetivo de todos os profissionais envolvidos no processo de avaliação destes alunos.
As adaptações pedagógicas constituem direitos dos alunos com deficiência intelectual e múltipla sempre que se fazem necessários e estas se tornam obrigatórias principalmente por meio da igualdade de oportunidades. Estas adaptações devem ser utilizadas como estratégias e devem ser incorporadas ao dia a dia das atividades escolares e não somente na data da aplicação das avaliações.
No momento de adaptar as avaliações algumas dicas e sugestões podem ser úteis aos professores.
As adequações devem considerar as especificidades apresentadas pelo aluno.
As explicações devem ser diretas e de várias maneiras.
Usar “dicas” variadas.
Utilizar muitas gravuras.
Instruções reduzidas e de forma clara e simplificada.
Baixar o nível de dificuldade.
Aumentar o tamanho da fonte com letras em caixa alta e maior espaçamento.
Ressaltar em negrito partes essenciais nos textos ou nas questões.
Fornecer ampliação/e ou substituição do texto por meio de figuras ou desenhos que auxiliem na compreensão do mesmo.
Pesquisas em materiais específicos e internet.
Usar letras móveis, palavras e frases previamente recortados para colagem em lacunas e em alguns casos as questões poderão ser alteradas (simplificadas, encurtadas, tornadas mais diretas, para possibilitar a compreensão e a oportunidade de resposta.
Permitir ao aluno o uso da calculadora em casos de discalculia.
As avaliações podem ser lidas para os alunos.
Tempo extra para a realização das avaliações.
Intervalos entre as questões (se necessário).
Realização das avaliações em vários dias.
Provas em versão braile.
Auxílio ou equipamento alternativo/adaptativo.
Questões de múltipla escolha principalmente para alunos com inabilidade motora.
Realização da avaliação em local tranquilo.
Avaliações orais com registro do professor aplicador. O professor deve relatar como foi realizado o processo de avaliação e o desempenho do aluno durante o bimestre (Utilizar a ficha de instrumentos de avaliação).
Para finalizar ressaltamos que na Resolução SME Nº 1060, de 01 de fevereiro de 2010 em seu artigo 6º está delimitado que o processo de avaliação dos alunos com deficiência será efetuado pelo professor regente, em conjunto com os professores que atuam em função das necessidades específicas desses alunos. E em seu parágrafo único pontua que o aluno com deficiência será avaliado, considerando-se as adaptações curriculares propostas, o que requer o estabelecimento de estratégias de avaliação diferenciadas.
Usar “dicas” variadas.
Utilizar muitas gravuras.
Instruções reduzidas e de forma clara e simplificada.
Baixar o nível de dificuldade.
Aumentar o tamanho da fonte com letras em caixa alta e maior espaçamento.
Ressaltar em negrito partes essenciais nos textos ou nas questões.
Fornecer ampliação/e ou substituição do texto por meio de figuras ou desenhos que auxiliem na compreensão do mesmo.
Pesquisas em materiais específicos e internet.
Usar letras móveis, palavras e frases previamente recortados para colagem em lacunas e em alguns casos as questões poderão ser alteradas (simplificadas, encurtadas, tornadas mais diretas, para possibilitar a compreensão e a oportunidade de resposta.
Permitir ao aluno o uso da calculadora em casos de discalculia.
As avaliações podem ser lidas para os alunos.
Tempo extra para a realização das avaliações.
Intervalos entre as questões (se necessário).
Realização das avaliações em vários dias.
Provas em versão braile.
Auxílio ou equipamento alternativo/adaptativo.
Questões de múltipla escolha principalmente para alunos com inabilidade motora.
Realização da avaliação em local tranquilo.
Avaliações orais com registro do professor aplicador. O professor deve relatar como foi realizado o processo de avaliação e o desempenho do aluno durante o bimestre (Utilizar a ficha de instrumentos de avaliação).
Para finalizar ressaltamos que na Resolução SME Nº 1060, de 01 de fevereiro de 2010 em seu artigo 6º está delimitado que o processo de avaliação dos alunos com deficiência será efetuado pelo professor regente, em conjunto com os professores que atuam em função das necessidades específicas desses alunos. E em seu parágrafo único pontua que o aluno com deficiência será avaliado, considerando-se as adaptações curriculares propostas, o que requer o estabelecimento de estratégias de avaliação diferenciadas.
Izilda Rodrigues
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