Eu e meu lindo aluno Brendaw. Perto dele ninguém fica sem sorrir! |
Estar ao lado de Luíz é um privilégio.. Aprendemos muito quando estamos juntos!!! |
Este é Antônio. As vezes reclama da vida, mas na maioria das vezes é um amor!!! |
Brendaw recebeu sua medalha com muita alegria e entusiasmo! |
Eu, minhas colegas de equipe, alunos e muita alegria. |
Luiz está concentrado na atividade... |
Envolvidos e concentrados, cada um em sua atividade...Luíz,, João Paulo e Kleizer realizando produção escrita. |
A princesa Elfa entre dois lindos príncipes.... |
Trenzinho da alegria, da superação e da vontade de viver... |
Vendinha na Sala de Recursos multifuncionais |
Alunos encenando "Linda Rosa Juvenil"...Muito lindo!!! |
O objetivo do Atendimento
Educacional Especializado é atender alunos com Necessidades Educativas
Especiais, objetivando o aprimoramento do seu processo de ensino aprendizagem,
valorizando suas potencialidades.
Nunca o tema da inclusão
esteve tão presente no dia a dia da educação. Cada vez mais professores estão
percebendo que as diferenças não só devem ser aceitas, mas também acolhidas
como subsídio para a construção do cenário escolar. E não se trata apenas de admitir
a matrícula dessas crianças, isso nada mais é do que cumprir a lei. O que
devemos fazer é oferecer serviços complementares, adotar práticas criativas na
sala de aula, adaptar o projeto pedagógico, rever posturas e construir uma nova
filosofia educativa. Aprender a conviver com as diferenças é um crescimento
pessoal, um passo nas relações interpessoais.
A Declaração de Salamanca,
1994, afirma que todas as crianças tem necessidades e aprendizagens únicas, tem
direito a ir à escola de sua comunidade, com acesso ao Ensino Regular, e os
Sistemas Educacionais devem implementar programas, considerando a diversidade
humana e desenvolvendo uma pedagogia voltada para a criança.
A Sala de Recursos
Multifuncionais favorece o processo de inclusão educacional, trabalhando com
alunos em turno inverso ao ensino regular à que estão matriculados.
Tenho ouvido muitos
professores a respeito de inclusão, suas angústias, dúvidas e incertezas. Esta
inquietação é o primeiro passo para buscar a mudança, revisar suas metodologias
e repensar o objetivo maior da educação. Sabemos que não é fácil abrir mão de
antigos conceitos, mas precisamos romper essas barreiras, pois já sabemos dos
benefícios da Escola Inclusiva, não apenas para aquele que possui necessidades
educacionais especiais, mas para todos, que crescem com a diversidade e,
certamente, serão pessoas melhores no futuro.
O Atendimento Educacional
Especializado é uma forma de garantir que sejam reconhecidas e atendidas as
particularidades de cada aluno com deficiência, altas habilidades ou
superdotado. Este pode ser em uma Sala de Recursos Multifuncionais, ou seja, um
espaço organizado com materiais didáticos, pedagógicos, equipamentos e
profissionais com formação para o atendimento às necessidades educacionais
especiais, projetadas para oferecer suporte necessário às necessidades
educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento. Esse
atendimento deverá ser paralelo ao horário das classes comuns. Uma mesma sala
de recursos, conforme cronograma e horários, pode atender alunos com
deficiência, altas habilidades/superdotação, dislexia, hiperatividade, déficit
de atenção ou outras necessidades. O trabalho pedagógico deve ser sistemático,
mediante: trabalho em pequenos grupos e/ou individualizado quando necessário
cronograma de atendimento com vistas ao progresso global, adoção de estratégias
funcionais na busca de alternativas para potencializar o cognitivo, emocional,
social, motor e / ou neurológico.
O trabalho a ser desenvolvido na sala
multifuncional deverá partir dos interesses, necessidades e dificuldades de
aprendizagem específicos de cada aluno, oferecendo subsídios pedagógicos,
contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos na classe comum e ,
utilizando-se ainda, de metodologias e estratégias diferenciadas.
O trabalho desenvolvido na
sala multifuncional deve oportunizar autonomia, independência, e valorização
das ideias dos alunos, desafiando-os a empreenderem o planejamento de suas
atividades.
A sala multifuncional é o local de apoio, estimulo ao crescimento,
desenvolvimento e busca do saber, não é local para realização de atividades de
reforço escolar.
Procedimentos
e atividades
trabalhadas no Atendimento
Educacional Especializado
- Leitura de textos informativos e livros que tragam ensinamentos com valores morais.
- Muito diálogo entre professor e alunos e até mesmo, assuntos abordando a formação familiar para compreender e buscar ajustamento pessoal e social do educando.
- Desenvolver técnicas relaxantes com fundo musical apropriado, histórias contadas, fazendo com que o educando controle seus impulsos comportamentais de desequilíbrio orgânico.
- Utilizar jogos, quebra-cabeças, encaixes, pintura e desenho, massa de modelar, gravuras em seqüências buscando desenvolver a atenção, concentração, percepção, interesse, criatividade e coordenação motora.
- Utilizar bonecos, dorso e esqueleto humano para melhor compreender as partes, os órgãos e suas funções no organismo.
- Explorar vários objetos desenvolvendo os cinco sentidos, buscando relacioná-los de acordo com suas características.
- Leitura do alfabeto e vários suportes de textos, silenciosa, oral, individual e coletivamente, até mesmo pelo professor.
- Identificação e indicação das letras do alfabeto maiúsculo, vogais e consoantes, onde for indicado, expressando seu valor sonoro.
- Interpretação oral e escrita de acordo com a proposta.
- Expressão gráfica: oral e escrita, individual ou coletiva, de acordo com o conteúdo abordado respeitando as individualidades.
- Propor sistematização de palavras, dentro de um contexto significativo usando recursos audiovisuais (palmas, abrir a boca, etc).
- Atividades orais e escritas, individuais ou coletivas, faltando letras ou sílabas, iniciais ou finais, para indicar ou grafar corretamente, de acordo com o que for sugerido.
- Produção ou reprodução oral ou escrita, individual ou coletiva a partir das sugestões indicadas.
- Ordenação e elaboração de frases, orais ou escritas, individuais ou coletivas, a partir de vários recursos sugeridos.
- Criar situações em que a oralidade e escrita se faça necessário (bilhetes, avisos, cartas, recados, propaganda, grafia de palavras, receitas e anúncios).
- Trabalhar com propagandas de embalagens e rótulos, montando um painel para leitura diária, visando a assimilação da leitura e escrita.
- Desenvolver atividades com o nome dos alunos não alfabetizados (crachás, bingo, quebra-cabeça, letra e sílaba inicial e final, letras móveis, comparação entre letras, valor sonoro das letras)
- Utilização de diferentes linguagens (verbal, oral, escrita, gráfica, plástica e corporal) como meio para produzir e expressar suas idéias, atendendo a diferentes situações de comunicação.
- Utilizar comunicação alternativa com alunos que ainda não desenvolveram a linguagem oral.
- Conceitos básicos (número, classificação, seriação, ordenação, sequenciação comparação, identificação de símbolos, contagem, quantificação e conservação).
- Exploração de relações de tamanhos, cor, forma, espaço, distância, inclusão de classes, dentro, fora, em cima, embaixo, lateralidade, direção, posição e medidas de tempo, texturas, espessuras, peso e altura.
- Reconhecimentos, registros, leitura, representação, composição e decomposição mental oral e escrita do sistema de numeração decimal.
- Trabalhar o Xadrez e outros jogos que estimulem o raciocínio.
- Propor formulação de hipóteses sobre grandeza numérica pela identificação da quantidade dos algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica (Sistema de Numeração Decimal)
- Atividades orais ou escritas de contagem em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, cinco em cinco, de dez em dez, etc, a partir de qualquer número proposto.
- Atividades de análise, interpretação, resolução e formulação de situações-problema, compreendendo oralmente ou através da escrita os cálculos indicados por cada operação (adição, subtração, multiplicação e divisão).
- Reconhecimentos de que diferentes situações-problema podem ser resolvidas por uma única operação e de que diferentes operações podem resolver um problema (adição, subtração, multiplicação, divisão e a reversibilidade).
- Para a aquisição do conhecimento, utilizar recursos, tais como: blocos lógicos, tampinhas, tampas, pinos de madeira, palitos, retalhos de tecidos, peças de madeira, sucatas, grãos, recursos visuais, jogos variados, cartelas (números, numerais, tabuada), bingos, encaixes, dominós, boliche, material dourado, construção de arquitetos, relógio, dados numéricos, fichas, Q.V.L., barras numéricas, caixas de inclusão de classe.
A
avaliação no Atendimento Educacional
Especializado
É um processo que acompanha a aprendizagem dos
alunos mediante observações e acompanhamento diário através de registros
individuais.
É uma avaliação sistemática, contínua e
diagnóstica, que se realiza num processo
de interação professor/aluno, partindo do conhecimento que cada criança já tem,
buscando chegar à competência desejada.
Contando com a participação
crítica e responsável do aluno, buscando um efetivo diálogo e envolvimento com
as atividades propostas, por meio de:
- Participação
- Colaboração
- Interesse
- Criatividade
- Desenvoltura
- Capacidade de observação
- Questionamentos orais e escritos
Esse processo propiciará uma
retomada de assuntos e atividades. Desse modo o professor poderá aprofundar
conteúdos ou comportamentos e redimensionar o planejamento, a fim de melhorar
sua eficiência, conforme as necessidades.
Texto escrito por: Izilda Rodrigues
Parabens Izilda pela construção do blog e por organizá-lo com artigos e experiências vivenciadas na sua prática do dia a dia . Siga em frente nesta caminhada, pois com certeza as abordagens aqui citadas, serão muito úteis para ajudar as pessoas a se conscientizaram sobre a importância da promoção do direito inerente dos nossos alunos especiais. Lutar por aquilo que se acredita é muito importante e é muito bom saber que de alguma forma você está apresentando possibilidades que somarão no desenvolvimento desses alunos, com intuito de proporcionar melhoria na vida pessoal e educacional de cada um deles.
ResponderExcluirBeijoss, te admiro muito pela sua competência profissional e pela pessoa maravilhosa que é!
Santa luz,30 de abril de 20013
ResponderExcluirOlá colega! Sou Edsandra Cardozo, professora do AEE da Escola Municipal Dulcelita Bahia de Araujo, na cidade de Santa luz, Ba. É muito bom saber que existe pessoas que possam estar dispostas a mostrar suas vivencias e ajudar pessoas como eu, pois ainda não conseguir colocar em pratica uma metodologia que desenvolva e realmente proporcione um melhor desenvolvimento dos alunos pelos inúmeros entraves da educação inclusiva, assim fico muito grata,e espero que possamos nos comunicar e trocarmos experiências, mesmo que ainda não possua muitas. Obrigada, e espero que possamos no encontrar mais vezes pelo blolg!