domingo, 27 de maio de 2012

Comunicação Alternativa para Crianças Autistas

Trabalho na APAE de Ipatinga com o Método TEACCH com crianças autistas. O método TEACCH  é um meio de comunicação alternativa.
O método se baseia na organização do ambiente físico através de rotinas organizadas em quadros, painéis ou agendas - e sistemas de trabalho, de forma a adaptar o ambiente para tornar mais fácil para o aluno compreender o que se espera dele.
Os princípios norteadores deste método são:
·         Apoio visual
·         Rotinas
·         Sistema de trabalho
·         Estrutura física
·         Programação diária

      O programa segue três princípios básicos: ambiente estruturado, comunicação alternativa e programa educacional individualizado. O espaço físico da aula é organizado de forma a ter poucos objetos e ser previsível reduzindo a ansiedade das crianças (Osbourn & Scott, 2004, Panerai, Ferrante & Zingale, 2002, Dawson & Osterling 1997). Esses cuidados são importantes para que a criança seja capaz de se concentrar e não se engaje em comportamentos que dificultem seu desenvolvimento e causem sofrimento.
                 Faço  uso da comunicação alternativa com cada um dos meus alunos de acordo com o seu desenvolvimento: fala, sinais, figuras, palavras escritas. As atividades são individualizadas, claras e objetivas propostas de acordo com a capacidade da criança (Panerai, Ferrante & Zingale, 2002). Para estimular a independência a criança tem conhecimento de toda a rotina de como será realizada a aula, da ordem de realização das tarefas, bem como o início e fim das atividades por apoio visual. São utilizados quadrados que sinalizam o início e fim das atividades uma vez que são marcados (Dawson & Osterling, 1997). Cada criança tem sua rotina que fica a vista para que ela esteja ciente do que vai acontecer em cada etapa da aula (Panerai, Ferrante & Zingale, 2002).

           A aquisição de habilidades é feita em uma estrutura organizada, previsível, com poucas distrações, em função disso uma vez que a criança conquista determinada habilidade ela é ensinada utilizar em ambientes progressivamente menos estruturados. A criança gradualmente recebe menos apoio dos adultos para realizar as tarefas. O programa tem a característica de promover o desenvolvimento do funcionamento independente e trabalha dentro das possibilidades das crianças.
                 Segue abaixo  fotos do trabalho que desenvolvo com meus alunos autistas, mostrando a estruturação do ambiente.








Concluindo: As intervenções devem ser centradas nas potencialidades e necessidades de cada criança respeitando sua individualidade. Os pais são importantes aliados para o sucesso da intervenção, portanto é fundamental não apenas informá-los, mas instrumentalizá-los para potencializar o desenvolvimento da criança.


Izilda Rodrigues 

Um comentário:

  1. Bom dia Izilda, adorei o site e o trabalho que você desenvolve na APAE de Ipatinga. Parabéns.
    Nancy Ribeiro

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