O método se baseia na organização do ambiente
físico através de rotinas organizadas em quadros, painéis ou agendas - e
sistemas de trabalho, de forma a adaptar o ambiente para tornar mais fácil para
o aluno compreender o que se espera dele.
Os princípios norteadores deste método são:
· Apoio visual
· Rotinas
· Sistema de
trabalho
· Estrutura física
· Programação
diária
O
programa segue três princípios básicos: ambiente estruturado, comunicação
alternativa e programa educacional individualizado. O espaço físico da aula é
organizado de forma a ter poucos objetos e ser previsível reduzindo a ansiedade
das crianças (Osbourn & Scott, 2004, Panerai, Ferrante & Zingale, 2002,
Dawson & Osterling 1997). Esses cuidados são importantes para que a criança
seja capaz de se concentrar e não se engaje em comportamentos que dificultem
seu desenvolvimento e causem sofrimento.
Faço
uso da comunicação alternativa com cada um
dos meus alunos de acordo com o seu desenvolvimento: fala, sinais, figuras,
palavras escritas. As atividades são individualizadas, claras e objetivas
propostas de acordo com a capacidade da criança (Panerai, Ferrante &
Zingale, 2002). Para estimular a independência a criança tem conhecimento de
toda a rotina de como será realizada a aula, da ordem de realização das
tarefas, bem como o início e fim das atividades por apoio visual. São utilizados
quadrados que sinalizam o início e fim das atividades uma vez que são marcados
(Dawson & Osterling, 1997). Cada criança tem sua rotina que fica a vista
para que ela esteja ciente do que vai acontecer em cada etapa da aula (Panerai,
Ferrante & Zingale, 2002).
A aquisição de habilidades é feita em uma estrutura organizada, previsível, com poucas distrações, em função disso uma vez que a criança conquista determinada habilidade ela é ensinada utilizar em ambientes progressivamente menos estruturados. A criança gradualmente recebe menos apoio dos adultos para realizar as tarefas. O programa tem a característica de promover o desenvolvimento do funcionamento independente e trabalha dentro das possibilidades das crianças.
A aquisição de habilidades é feita em uma estrutura organizada, previsível, com poucas distrações, em função disso uma vez que a criança conquista determinada habilidade ela é ensinada utilizar em ambientes progressivamente menos estruturados. A criança gradualmente recebe menos apoio dos adultos para realizar as tarefas. O programa tem a característica de promover o desenvolvimento do funcionamento independente e trabalha dentro das possibilidades das crianças.
Segue
abaixo fotos do trabalho que desenvolvo
com meus alunos autistas, mostrando a estruturação do ambiente.
Concluindo: As intervenções devem ser
centradas nas potencialidades e necessidades de cada criança respeitando sua
individualidade. Os pais são importantes aliados para o sucesso da intervenção,
portanto é fundamental não apenas informá-los, mas instrumentalizá-los para
potencializar o desenvolvimento da criança.
Izilda Rodrigues
Bom dia Izilda, adorei o site e o trabalho que você desenvolve na APAE de Ipatinga. Parabéns.
ResponderExcluirNancy Ribeiro