domingo, 4 de novembro de 2012

PROJETO: O JOGO DE XADREZ COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO AEE


           Escola Estadual Professora Elza de  Oliveira Lage 

Sala de Recursos Multifuncionais - SRM
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Professora/Psicopedagoga: Izilda Rodrigues



1 - INTRODUÇÃO

O jogo de Xadrez  é considerado como uma importante atividade na educação de crianças, uma vez que permite o desenvolvimento afetivo, motor, cognitivo, social, moral e a aprendizagem de conceitos, pois jogando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades, estimulando a curiosidade,  a  iniciativa  e  a  autoconfiança,  proporcionando  aprendizagem,  desenvolvimento  da linguagem, do pensamento, da concentração, da atenção, sendo indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança.

2 - REFERENCIAL TEÓRICO

O jogo de Xadrez  é considerado uma atividade lúdica que envolve três funções:
1- Socializadora (através do jogo a criança desenvolve hábitos de convivência);
2- Psicológica (pelo jogo a criança consegue controlar seus impulsos);
3- Pedagógica (o jogo trabalha a interdisciplinaridade, a heterogeneidade e o erro de forma positiva, tornando a criança agente ativo no processo de desenvolvimento).

No jogo de xadrez, há que se considerar que ele desenvolve habilidades importantes, como concentração, atenção, paciência, análise e síntese, imaginação, criatividade. Também estimula a abstração, uma vez que uma partida de xadrez é planejada, ou seja, desenvolve-se na mente do jogador. Todas essas habilidades são de fundamental importância para a construção do conhecimento matemático.
O Xadrez proporciona diversos benefícios, pois além dos citados anteriormente, é uma atividade que facilita a aprendizagem de outros conteúdos, como história, quando apresenta-se o próprio desenvolvimento do jogo; a geografia, ao contar sobre sua disseminação pelos diversos continentes. O estudo de seu tabuleiro relaciona-se a conteúdos de matemática e geometria, tornando-o ferramenta para um ensino mais prazeroso e eficaz. Os benefícios de sua prática iniciam-se quando a criança passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois do tabuleiro são apresentadas as peças, cada qual com suas características físicas, seus movimentos e papel no jogo, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração.  O desenvolvimento do jogo, com a integração das peças e os cálculos das jogadas exercitam o raciocínio lógico e imaginação, assim como a escolha do próximo lance valoriza sua iniciativa e autonomia.(Partos, Charles 1978) Faz parte do jogo também o outro jogador e o contato com ele é, portanto indispensável. Nesse contato a criança se integra, conhece e reconhece outros pontos de vista. Além disso, o Xadrez trás os efeitos positivos que todos os esportes e jogos trazem, como o espírito de competição, o respeito a regras e o saber lidar tanto com a vitória quanto com a derrota. Além dessas habilidades é possível observar sua interferência nas seguintes áreas do desenvolvimento
ÁREA MOTORA: Coordenação viso motora, coordenação dinâmica manual, orientação espacial.
ÁREA COGNITIVA: Memória, atenção e concentração, raciocínio, antecipação e planejamento, bem como a sua linguagem.
ÁREA AFETIVO-EMOCIONAL: Socialização.
ÁREA ACADÊMICA: Construção do número e oralidade

3 - OBJETIVO GERAL
O objetivo do projeto é a utilização do jogo de xadrez como instrumento pedagógico e social, visando auxiliar o desenvolvimento escolar dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais.

4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Estimular a atividade intelectual;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de cálculo;
  • Desenvolver a força de vontade, tenacidade, a memória e a concentração;
  • Ensinar a avaliar as consequências dos seus atos, tornando os alunos mais  prudentes e responsáveis;
  • Trabalhar os diversos conteúdos e alfabetização,de acordo com prática interdisciplinar;
  
5 - METODOLOGIA/DESENVOLVIMENTO

Ao iniciar um trabalho com o xadrez é fundamental realizar uma contextualização histórica e social.  Contar a história apresentando aos alunos informações sobre como surgiram as peças e o tabuleiro, quais foram os povos que contribuíram para essa evolução e quais os princípios éticos que são desenvolvidos a partir da prática do jogo. Introduza a criança ao nome das peças e ao tabuleiro. Mostre as casas brancas e negras, mostrando que uma peça só ocupa uma casa de cada vez. Dependendo da curiosidade e idade da criança, conte o número de peças e casas com ela, pois isso ajuda a noção de espaço. Algumas regras básicas sobre o xadrez que não digam respeito a movimentação das peças podem ser facilmente aprendidas, então aproveite para explicar que as brancas sempre começam jogando e como o tabuleiro deve estar posicionado (última casa da direita é sempre branca para os dois jogadores), bem como o objetivo final do jogo (xeque-mate no rei).
Ensinar como as peças se movem através de brincadeiras. Para citar um exemplo: a ideia de oposição dos reis, bem como sua movimentação, pode ser ensinada através de um jogo com dois reis no tabuleiro, um tentando passar para a última linha do lado do outro.

Assim que a criança entender o funcionamento das peças e o objetivo final do jogo, mostre os xeque-mates mais comuns (duas torres, dama e rei, torre e rei, etc), como promover um peão, a situação do rei afogado e o roque. É interessante ensinar a criança fazendo com que ela mesma perceba as situações e mova as peças. Deixe que descubra um xeque-mate, um rei afogado ou a promoção de um peão.

Finalmente, depois de ensinar todas as regras do jogo, pode-se começar a jogá-lo com a criança. A compreensão de certas regras só será plenamente desenvolvida durante as partidas, então é importante ter paciência com a cognição do aprendiz; respeitando o tempo, ritmo de aprendizagem e valorizando e incentivando as potencialidades de cada educando.  Apresentar os conceitos de tempo, espaço e desenvolvimento das peças. A alfabetização, produção de textos também deve ser contemplada e trabalhada durante todo o desenvolvimento do projeto. 

6 - DURAÇÃO DO PROJETO: 6 MESES

ATORES ENVOLVIDOS: Professora do AEE e alunos atendidos no turno vespertino (6° ao 9º ano).
JUNHO/DEZEMBRO
ENCERRAMENTO: Culminância com campeonato de xadrez envolvendo os alunos do AEE na SRM..

7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como professora de alunos com deficiência  intelectual, múltipla  e distúrbios de  aprendizagem, posso  assegurar que cada aluno deverá alcançar  melhora no processo ensino-aprendizagem, pois é comprovado os benefícios que o xadrez proporciona, respeitando o comprometimento, o ritmo e os níveis das deficiências e as especificidades de cada um dos alunos.  Com o desenvolvimento das atividades intelectuais que o xadrez estimula, o jogo se torna um instrumento pedagógico eficaz para o progresso de sua aprendizagem na rapidez de raciocínio, elevação da autoestima, aquisição de estratégias para resolver problemas, interpretação, seqüenciação de fatos e principalmente para o aumento da capacidade de concentração.
E assim, com muito esforço e dedicação, vamos alçar vôos na arte do tabuleiro e da vida, mostrando que o xadrez não tem barreiras. É para todos que gostam, embora algumas pessoas relutem em aprender o esporte, por considerá-lo  difícil.

Se na concepção de Goethe "O xadrez é a ginástica da inteligência", para mim "O xadrez é um jogo fascinante que abre diversos caminhos".
  

8 - BIBLIOGRAFIA

D’AGOSTINI, S.O. S. Xadrez básico. Rio de Janeiro: Edouro, 2002.
DSM – IV. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Trad. Cláudia Dornelles – 4ª ed.Porto Alegre: Artmed, 1995.
PINTO, V.; CAVALCANTI, F.Xadrez  para todos: uma ferramenta pedagógica. Recife: Bagaço,2005.
VIGOTSKI, L. S.; LURIA. A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem.São Paulo: Ícone, 2006.
Textos e Artigos on-line
CALMBACH, Ana C. Von. O xadrez e a educação. Disponível:
www.apetx.org.br/aplicando_o_xadrez_escolar.1tm (Acesso em 11/06/2012)
CHRISTOFOLETTI, D. F. A. O jogo de xadrez na educaçãomatemática. In:
http://www.efdeportes.com/efd80/xadrez.htm (Acesso em 11/06/2012FERREIRA,Dores. O jogo de xadrez e a identificação de padrões. In: GOULART, Edson & FREI, Fernando. O jogo de xadrez como ferramenta para o ensino da matemática às crianças do ensino fundamental. In: www.unesp.br/prograd/PDFNE2005 (Acesso em 11/06/2012
Sites sobre jogos de xadrez visitados
www.clubedexadrez.com.br/portal/cxtoledo/artigo4.htm, - Toledo (Acesso 14/05/2012)
www.apetx.org.br(Acesso 30/05/2012).
www.google.com.br/imagens (Acesso 30/05/2012).
www.ludus.esp.br (Acesso em 30/05/2012).
http://www.fpx.com.br/mostracol.asp?colid=75 (Acesso 30/05/2012).




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