quarta-feira, 20 de março de 2013

Benefícios da Educação Inclusiva...

Inclusão é a capacidade de aceitação da diversidade! Esta é uma sala de aula inclusiva...
Foi  lindo este encontro dos dois ... Luíz e Brendaw


Níver de Brendaw...seu sonho era tomar um banho de ovos no dia de seu aniversário...Sonho realizado pelos seus colegas de turma. Que alegria é essa gente!!!

Me ajudam  a crescer!
 O contato e o convívio, formal e informal, entre os diversos alunos, com e sem deficiências, é uma oportunidade para a construção de relações afetivas, que podem vir a revelar-se, ao longo dos anos, como um suporte emocional fundamental na construção da personalidade dos alunos com deficiência. Faz com que ganhem forças para superar modificações sociais, geralmente mais autónomas e diversificadas. Por sua vez os alunos ditos “normais” poderão desenvolver uma maior capacidade da aceitação da diferença.
 Aceitar a inclusão é antes de tudo aceitar que vivemos em uma sociedade onde as diferenças são reais e devem ser respeitadas.
A educação como outras áreas da sociedade é grande responsável por essa mudança de comportamento, e uma de suas missões é a de passar informação, que é uma das formas mais simples de se combater o preconceito. A inclusão faz com que as pessoas se aproximem e tragam pra perto de si pessoas antes tidas como anormais, e incapazes e essa aproximação faz muita diferença não somente na vida daquele que foi incluso, mas também na vida daquele que aceitou a inclusão do diferente em sua vida.
A ideia da inclusão não é nova, mas ainda precisa amadurecer nas mentes de pais, educadores, governantes e toda sociedade, antes de tudo é preciso deixar de ignorar a existência do problema e torna-lo parte de nossas vidas como algo natural.
Aceitar o que é diferente causa medo, desconfiança, mas quando percebemos tudo de novo e interessante que podemos aprender e passar para o outro conseguimos ver que não estamos fazendo nenhuma caridade, mas dando e recebendo na mesma medida.
Todas as mudanças de comportamento e de pensamentos necessárias para que a inclusão seja eficaz em nossa sociedade só viram quando as pessoas descobrirem o quanto as nossas diferenças podem ser compartilhadas, e úteis às outras pessoas.
Deve reconhecer-se que a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais implica muito mais do que colocar simplesmente o aluno numa escola regular. Trata-se de um processo em que o aluno tem oportunidades para se desenvolver e progredir em termos educativos para uma autonomia econômica e social.

Izilda Rodrigues

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