Aluno realizando atividade em mesa independente. |
Atividade de pareamento de figuras. |
Um breve momento de interação com a professora... |
Atividade de coordenação motora fina. |
O aluno apresenta dificuldade de concentração. |
Rafael orienta-se por seu painel, onde estão registradas as atividades que o mesmo irá desenvolver. Cada símbolo no painel representa uma atividade. |
Este sorriso não apresenta um significado social. |
Essas
imagens demonstram o aluno Rafael realizando atividades do Método Teacch. O
método Teacch é utilizado na intervenção da aprendizagem com crianças autistas.
O TEACCH tem ajudado os autistas a adequarem-se dentro de suas possibilidades à
sociedade, promovendo sua independência em função de suas dificuldades.
As técnicas comportamentais e a educação
especial têm mostrado a forma mais eficiente para o atendimento dos indivíduos
que se enquadram no espectro autístico.
O método teve início nos anos 60 quando
3 médicos estavam trabalhando com crianças autistas e viram a necessidade de
construir meios para o controle do ambiente de aprendizado e que encorajasse a
independência das crianças. O que faz a diferença na abordagem TEACCH ser única
é o foco no design do ambiente físico, social e na comunicação.
O ambiente é estruturado para acomodar
as dificuldades que a criança autista tem ao mesmo tempo em que treina a sua
performance para a aquisição de hábitos aceitáveis e apropriados. Baseado no
fato de crianças autistas serem frequentemente aprendizes visuais, o TEACCH
trás uma clareza visual ao processo de aprendizado buscando a receptividade, a
compreensão, a organização e a independência.
A criança trabalha em um ambiente
altamente estruturado que deve incluir organização física dos móveis, áreas de
atividades claramente identificadas, murais de rotina e trabalhos baseados em
figuras e instruções claras de encaminhamento.
A criança é guiada por uma sequência de atividades muito clara e isso
ajuda que ela fique mais organizada. Acredita-se que um ambiente estruturado
para uma criança autista, crie uma forte base para o aprendizado.
Os materiais utilizados envolvem
conteúdos e atividades das diferentes áreas do desenvolvimento, tais como:
cognitiva, psicomotora, auto cuidado, linguagem, social, emocional e acadêmica,
as quais podem ser exploradas de acordo com o programa individual de cada
educando, baseado na sua necessidade bio-psico-social.
Área Cognitiva: Desenvolver na criança
a capacidade de aprender as funções intelectuais, melhorando a sua capacidade
de interiorizar as habilidades e conhecimentos do meio em que vive e melhorar a
aprendizagem acadêmica. Atenção, memória, percepção, associação de ideias,
sequência lógica e organização de ações.
· Área Social: Promover no aluno a
integração no meio onde está inserido. Socialização do aluno consigo mesmo, com
relação à família, com relação à escola, com relação à comunidade e hábitos de
cortesia.
Área Emocional: Proporcionar ao aluno o
conhecimento de si mesmo, suas possibilidades e limitações, facilitando a
formação de sua autoimagem e adequação dos comportamentos de acordo com a
idade, bem como estimular o desenvolvimento de sua independência e também,
orientação sexual.
Izilda
Rodrigues
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