domingo, 14 de julho de 2013

TEACCH - Técnica Comportamental na Educação de Alunos Autistas


Aluno realizando atividade em mesa independente.

Atividade de pareamento de figuras.


Um breve momento de interação com a professora...

Atividade de coordenação motora fina.


O aluno  apresenta dificuldade de concentração.

                    Rafael  orienta-se por seu painel, onde estão registradas
as atividades que o mesmo irá desenvolver.
          Cada símbolo no painel representa uma atividade.
 
Este sorriso não apresenta um significado social.



       Essas imagens demonstram o aluno Rafael realizando atividades do Método Teacch. O método Teacch é utilizado na intervenção da aprendizagem com crianças autistas. O TEACCH tem ajudado os autistas a adequarem-se dentro de suas possibilidades à sociedade, promovendo sua independência em função de suas dificuldades.
       As técnicas comportamentais e a educação especial têm mostrado a forma mais eficiente para o atendimento dos indivíduos que se enquadram no espectro autístico.
       O método teve início nos anos 60 quando 3 médicos estavam trabalhando com crianças autistas e viram a necessidade de construir meios para o controle do ambiente de aprendizado e que encorajasse a independência das crianças. O que faz a diferença na abordagem TEACCH ser única é o foco no design do ambiente físico, social e na comunicação.
         O ambiente é estruturado para acomodar as dificuldades que a criança autista tem ao mesmo tempo em que treina a sua performance para a aquisição de hábitos aceitáveis e apropriados. Baseado no fato de crianças autistas serem frequentemente aprendizes visuais, o TEACCH trás uma clareza visual ao processo de aprendizado buscando a receptividade, a compreensão, a organização e a independência. 
          A criança trabalha em um ambiente altamente estruturado que deve incluir organização física dos móveis, áreas de atividades claramente identificadas, murais de rotina e trabalhos baseados em figuras e instruções claras de encaminhamento.   A criança é guiada por uma sequência de atividades muito clara e isso ajuda que ela fique mais organizada. Acredita-se que um ambiente estruturado para uma criança autista, crie uma forte base para o aprendizado.
         Os materiais utilizados envolvem conteúdos e atividades das diferentes áreas do desenvolvimento, tais como: cognitiva, psicomotora, auto cuidado, linguagem, social, emocional e acadêmica, as quais podem ser exploradas de acordo com o programa individual de cada educando, baseado na sua necessidade bio-psico-social.
        Área Cognitiva: Desenvolver na criança a capacidade de aprender as funções intelectuais, melhorando a sua capacidade de interiorizar as habilidades e conhecimentos do meio em que vive e melhorar a aprendizagem acadêmica. Atenção, memória, percepção, associação de ideias, sequência lógica e organização de ações.
·     Área Social: Promover no aluno a integração no meio onde está inserido. Socialização do aluno consigo mesmo, com relação à família, com relação à escola, com relação à comunidade e hábitos de cortesia.
       Área Emocional: Proporcionar ao aluno o conhecimento de si mesmo, suas possibilidades e limitações, facilitando a formação de sua autoimagem e adequação dos comportamentos de acordo com a idade, bem como estimular o desenvolvimento de sua independência e também, orientação sexual.
 
Izilda Rodrigues
 

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